Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-maximum-upload-file-size domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/enco/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/enco/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/enco/wp-includes/functions.php on line 6114
ENCCO 2023 aborda reflexões sobre ética e humanização no serviço público – ENCCO 2023

ENCCO 2023 aborda reflexões sobre ética e humanização no serviço público

O foco na ética e humanização no serviço público foi tema abordado em palestras realizadas nesta quarta-feira, (13/09), terceiro e último dia do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas – ENCCO 2023, realizado em Natal, pelo Instituto Rui Barbosa e Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN).

“É preciso dar sentido às relações, ter a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outras pessoas. Perceber o outro é humanizar-se”, relatou Danielle Ventura, ouvidora-geral do SUS, durante a palestra “Construindo uma abordagem mais humana no serviço ao cidadão”. Ela defendeu mais empatia no serviço público, sobretudo em órgãos como as ouvidorias. Para ela, é necessário ir além da carreira profissional. “Não se fala mais em atender, mas em encantar”.

Ventura apresentou conceitos de inteligência emocional e comunicação não violenta, que trabalham com questões como saber ouvir, compreender e conectar, práticas que levam a uma cultura organizacional centrada nas pessoas, fortalecendo laços de confiança entre instituições e cidadãos.

Como uma ponte, na sequência, o conselheiro Ouvidor do TCE/MG, Cláudio Couto Terrão, abordou o tema “O diálogo interorgânico como elemento concretizador da ética institucional”, enfatizando que “os órgãos não tem vontade, o que movimenta estas estruturas são as pessoas”. Ele defende, por exemplo, um maior diálogo entre as ouvidorias, corregedorias e controles internos, promovendo assim uma interação sinérgica e consequente aprimoramento da instituição.

 “Os Tribunais ainda não estão preparados para reconhecer a autonomia destes órgãos”, disse, afirmando que ainda falta “maturidade institucional”. Para isso, as cortes de contas precisam ter elementos como integridade e comportamento ético, o que resulta em credibilidade, para se transformar, assim, num órgão essencial na estrutura social.